O que são terapias integrativas e como elas podem te ajudar

16/01/2020
O processo terapêutico, em suas diversas abordagens, tem como foco o cuidado do “ser”, o encontro do equilíbrio entre corpo, mente e espírito – e isso independe de crenças pessoais.
Quando falamos de terapia convencional, existem diferentes linhas, como a psicanálise, a junguiana, análise comportamental, gestalt-terapia, etc. Mas, apesar de distintas, há um fator que as une: elas são baseadas no diálogo entre paciente e terapeuta. Acredita-se que, com a continuidade do processo, determinados sentimentos e percepções virão à tona e poderão ser ressignificados a partir de então.
Ainda que tenham inúmeros adeptos, as linhas de terapia convencional por vezes se mostram insuficientes na cura de determinados traumas, motivo pelo qual muitas pessoas procuram o processo terapêutico. É aí que surgem as terapias integrativas.
As terapias integrativas aliam a terapia convencional (o diálogo, portanto) a abordagens complementares. Elas preveem uma relação mais ampla entre terapeuta e paciente, pautada na transdisciplinaridade e no equilíbrio emocional. A visão do que precisa ser trabalhado também é ampliada: trata-se não somente do psicológico, mas da visão de mundo e do que se sente em relação às experiências vividas.
Terapias integrativas trabalham os campos físico e energético ao mesmo tempo. Com o objetivo de dissipar desarmonias, o foco é harmonizar seus recursos internos disponíveis, tanto no campo psíquico quanto no social e no corpóreo.
Os benefícios são inúmeros, a começar pelo autoconhecimento, que abre a porta para a estabilidade emocional, autoestima, coragem e autoconfiança, tão importantes na tomada de decisões e no impacto que situações diversas terão no emocional.
A melhora na qualidade de vida também é notável. A partir do momento em que se trabalha na causa do problema, não nos seus sintomas, é possível curar e ressignificar traumas, crenças limitantes e tudo aquilo que te puxa para trás e te impede de caminhar rumo à transformação pessoal que você deseja realizar.
Na prática, terapias integrativas se traduzem em quiropraxia, acupuntura, arteterapia, meditação, constelação familiar, hipnoterapia e tantas outras.
Quer dizer, então, que você deve trocar o tratamento convencional pelo integrativo? Não necessariamente! As práticas integrativas não precisam funcionar como alternativas às convencionais, mas sim, como o próprio nome diz, podem e devem ser integradas à sua busca por fortalecimento emocional e autoconhecimento.
Com mais de uma década de experiência e especialista em doze abordagens diferentes, desenvolvi um método único e eficiente de entender suas necessidades mais profundas e aplicar técnicas específicas e que mais se adequam ao que você deseja e precisa.
O MetAMORphose, treinamento que ministro pelo Núcleo Terapêutico Sinapse, é uma oportunidade excelente de nos conhecermos para que eu entenda como posso te ajudar. Tenho certeza de que, juntos, conseguiremos nos aprofundar nas questões do seu íntimo mais profundo e te transformar de dentro para fora.
Clique aqui para conhecer mais sobre o treinamento. No meu canal no YouTube, você confere depoimentos de quem já participou. Não deixe de me acompanhar também no Facebook e no Instagram!
Para reservar sua vaga na próxima turma, envie uma mensagem no WhatsApp (11) 99857-4231. Espero você!
Até a próxima,
Manoel Augusto Bissaco
O que achou do conteúdo?
Deixe o seu comentário aqui