Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

O amor cura tudo? Sozinho é capaz de curar as feridas do coração?

O amor cura tudo? Sozinho é capaz de curar as feridas do coração?

05/07/2021

Você acredita que o amor cura tudo? Resolvi falar sobre isso no artigo de hoje por uma razão muito simples. Uma das participantes das minhas aulas trouxe um questionamento muito semelhante. Refletindo sobre isso, percebi que assim como ela tinha essa dúvida, muitas pessoas também poderiam ter. 

A pergunta dela direcionada a mim foi: “Ao seu ver o amor, por si só, é capaz de curar as feridas do coração?”  Segundo ela, essa hesitação surgiu durante a aula. Na ocasião eu disse que o amor é um dos recursos que nós temos para derrubar algumas barreiras emocionais. E sim, é verdade. O amor é realmente um dos meios que temos dentro de nós para lidar com algumas questões e superar possíveis adversidades que se apresentam na vida. 

Mas antes de pensar sobre o poder do amor, e sobre a melhor maneira de utilizar esse recurso, preciso propor uma reflexão: o que é o amor para você? Alguma vez já se perguntou sobre isso? Esse questionamento pode parecer estranho, mas o significado de amor pode ter valores muito diferentes para cada pessoa. Então enquanto eu sigo no conteúdo de hoje, espero que interiorize essa pergunta e tente identificar o real sentido do amor na sua vida. 

“Mas Manoel, você ainda não respondeu se o amor cura tudo!”

O amor cura tudo, desde que você saiba como utilizar esse recurso e que ele não seja o único que vai explorar. Simplesmente acreditar que o amor vai ser capaz de apagar as dores e fechar as feridas do coração, não irá transformar a sua vida.

Ele pode ser uma poderosa ferramenta, é claro, mas ainda assim é preciso ir além. Depositar todas as esperanças e deixar que as coisas aconteçam simplesmente porque acredita que o amor cura tudo, não será o suficiente. No entanto, se espelhar naquilo que você considera ser o amor para ter forças e seguir na sua jornada de cura, pode sim fazer sentido. 

O problema de se agarrar a teorias, como por exemplo a de que o amor cura tudo, ao invés de ajudar pode ser um grande limitador na sua vida. Então, ao contrário do que se “movimentar para se libertar” você fica estagnado, apenas esperando que as coisas aconteçam como num passe de mágicas. 

Um exemplo clássico do que eu estou dizendo são as pessoas que acreditam que meditar, por si só, vai transformá-las em uma pessoa mais calma, plena e em total equilíbrio. Não é verdade! Meditar pode trazer benefícios excelentes para a vida, mas APENAS isso não será o suficiente para modificar alguns padrões comportamentais. 

Para que isso seja possível, é preciso ir um pouco mais longe. Olhar para si, tentar encontrar quais são as situações que fazem perder o controle, mudar velhos hábitos, praticar o autoconhecimento etc. É preciso modificar um conjunto de ações para que, de fato, a pessoa possa se tornar plena e mais tranquila.

Então quer dizer que meditar não funciona? Claro que sim! Mas meditar e não fazer mais nada para modificar o cenário que lhe incomoda, não adianta em nada. 

A vibração do amor!

o amor cura tudo

Sabe o porquê de eu ter dito tudo isso? Existe uma frase de Rumi (um poeta e mestre espiritual persa do século XIII) que diz o seguinte:  “Sua tarefa não é buscar amor, mas apenas buscar e encontrar todas as barreiras dentro de si mesmo que você construiu contra ele.” 

Lembra que eu contei que essa aluna queria saber se o amor cura tudo, até mesmo as próprias feridas do coração? Pois bem! Vamos imaginar que ela estivesse se referindo a uma ferida ocasionada em um relacionamento afetivo. 

Se ela apenas resolvesse acreditar nisso, e ficasse esperando um novo amor chegar, para enfim, se libertar das feridas deixadas por um amor passado. Será mesmo que a ferida cicatrizaria? Será mesmo que esse amor conseguiria curar essas dores? Ou será que seria apenas uma maneira de amenizar, “maquiar” essas feridas? 

Os motivos que causaram essas marcas realmente foram explorados? As partes machucadas do ser foram validadas? As dores foram ouvidas? Compreendidas? Ressignificadas? 

UAU! Quantos questionamentos, não é mesmo? Mas achei que desta forma seria fácil compreender que o amor sozinho, não será capaz de quebrar as barreiras construídas por você mesmo. 

“Muitas vezes nossos maiores sonhos despertam nossos piores temores”

Sonhar que o amor será capaz de curar tudo pode despertar um dos seus piores temores: não curar as feridas mais profundas do seu coração. Pois se ficar esperando por milagres, mágicas ou transformações que acontecem da noite para o dia, estará impedindo a você mesmo de encontrar a sua cura. 

Lembra que lá no começo do conteúdo eu propus a reflexão sobre o que significa o amor? Espero que ao menos tenha pensado que amor é você, é estar bem consigo mesmo! Pois o amor próprio é muito poderoso. Ele inspira a ir além, ensina a superar, mostra que vale a pena viver e ajuda a curar todas as feridas. Porque dessa forma estará fazendo por si mesmo, não pelos outros. Não estará esperando que os outros transformem a sua vida! 

E se você não quer mais esperar, tenho um convite a fazer: participe do workshop Somato Sensorial “Vibrando com o Coração”. Uma experiência online que vai usar os seus sentidos a favor da sua transformação emocional e ir além das repetições, descobrindo seu próprio caminho saudável para o amor. 

O que achou do conteúdo?

Deixe o seu comentário aqui

Uma responsta para “O amor cura tudo? Sozinho é capaz de curar as feridas do coração?”

  1. Salete de Lara Nogueira disse:

    Achei maravilhoso .
    O Amor Cura Tudo .
    Mas temos que Retirar os obstaculos para Podermos Amar e Ser Amados Plenamente e por muito Tempo , sempre Fazendo ” a manutencao ” para Poder Soltar o Corpo e as Emocoes .
    Naturalmente , Deve haver Paixao , porque sem Paixao , Amor Nenhum Sobrevive .
    Salete de lara

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados

Diferença entre sentimento e emoção: você consegue distinguir?

Quando falamos de sentimentos e emoções, costumamos colocá-los em um só lugar. Porém há mais diferença entre sentimento e emoção do que se imagina. Você consegue distinguir? Muitas pessoas não sabem disso e acham que é tudo uma coisa só. Essa falta de informação faz com que o emaranhado de emoções e sentimentos, leve você […]

Leia Mais >

O amor cura tudo? Sozinho é capaz de curar as feridas do coração?

Você acredita que o amor cura tudo? Resolvi falar sobre isso no artigo de hoje por uma razão muito simples. Uma das participantes das minhas aulas trouxe um questionamento muito semelhante. Refletindo sobre isso, percebi que assim como ela tinha essa dúvida, muitas pessoas também poderiam ter.  A pergunta dela direcionada a mim foi: “Ao […]

Leia Mais >

Cura emocional: o processo terapêutico pode ser o “remédio” ou o veneno

Quantas vezes você já ouviu alguém dizer que fez terapia e acabou se frustrando? Que não funcionou, o terapeuta não era bom, ou não gostou? Existem diversos relatos negativos relacionados à busca pela cura emocional. Mas qual o motivo de isso ser algo frequente?  Por que algumas pessoas parecem se beneficiar e outras, aparentemente, não […]

Leia Mais >

Veja todos os posts

arrow_forward