Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Como resolver meus problemas? Por que é tão difícil lidar com algumas questões?

Como resolver meus problemas? Por que é tão difícil lidar com algumas questões?

01/02/2021

“Como resolver meus problemas?” Esse é um questionamento que sempre vem à mente, não é mesmo? Daí,  começa a ir em busca de respostas que ajudem a superar o que te incomoda. E, de fato, com tanto acesso a informação, consegue encontrar. Atualmente, existem muitos modelos terapêuticos e promessas de cura emocional com dicas “milagrosas” para quem quer se libertar dos emaranhados da vida. Mas, se tudo isso funciona como um passe de mágica, por que não dá certo com os seus problemas? Por que algumas de suas dores persistem? Será que é você quem está fazendo algo de errado? 

Quando falo em problemas, me refiro às questões que estão acompanhando – e até mesmo atrapalhando – a sua vida há tempos. Aquelas que precisam ser resolvidas e, por isso, passa horas assistindo vídeos no YouTube, lendo e-books e buscando, com todo o seu esforço, maneiras de lidar com elas… Mas nada adianta! 

Você aprende a teoria, tenta executar na prática e o resultado é sempre o mesmo: fracasso e a certeza de que nunca conseguirá viver de forma leve e tranquila. Será mesmo que é tão “desprezível” a ponto de não poder ser feliz?  Será que é uma pessoa predestinada a ter uma vida problemática? Não! Isso não é uma verdade. Não importa qual seja o contexto que lhe faça se enxergar assim, mas isso não é verdade. Todos nascemos para ser felizes, todos temos o direito de nos libertar de nossos problemas. 

Mas, não se sinta mal. Não é algo exclusivo seu, sentir-se assim. Existem muitos problemas “emperrados” e que são mais difíceis de solucionar. O que não significa que a pessoa esteja fadada ao fracasso. Pode apenas ser um sinal de que o caminho percorrido até a cura, não está sendo o que deveria. 

  “Então me diga, Manoel, como resolver meus problemas?” 

Eu não sei se espera mais uma daquelas dicas milagrosas, a que tanto recorre. Ou se acredita que eu tenha aqui uma “receita” de resolução de problemas. Se é isso, desculpa, vou te decepcionar. Simplesmente por não existirem, simplesmente por não ser assim que as coisas funcionam. Não é errado se informar, buscar por esse tipo de ajuda e recorrer aos conteúdos disponíveis. Até mesmo porque há muito material fantástico por aí. O problema está em como os utiliza. O que você faz com o que aprende? Eu mesmo, por exemplo, costumo fazer Lives, produzir materiais ricos e escrever conteúdos, como o que está lendo. É uma maneira de tentar ajudar compartilhando meu conhecimento e minhas experiências. 

Mas, se me acompanha, já deve ter percebido o quanto eu sempre trago a importância de se enxergar como um ser único. Em tudo: na maneira como você é, age, pensa, encara a vida e percebe o mundo ao seu redor. O que talvez não tenha se dado conta, é que isso também é a resposta que tanto procura ao se questionar: “como resolver meus problemas”?

Entende o que quero dizer? Precisa “se olhar” em sua totalidade e da maneira mais profunda que possa imaginar. Precisa conhecer sua história, saber identificar contextos que podem ter deixado feridas. Além, é claro, de ressignificar aprendizados incorretos e incompletos, que porventura, tenham sido deixados em sua vida. Seus problemas são únicos, assim como você. O que funciona como cura para alguns, nem sempre vai ser o seu caminho. 

E tem mais: muitas vezes, os seus problemas são apenas os sintomas do seu real problema. Existem situações enraizadas, de contextos que sequer imagina, que podem causar esses emaranhados que  tenta resolver de forma superficial. 

Autoconhecimento pode ser a resposta que você procura para resolver os seus problemas

Não quero me tornar repetitivo, mas a única maneira de solucionar esses problemas que tanto quer, é por meio do autoconhecimento. Isso quer dizer que será capaz de enxergar coisas ocultas que podem estar armazenadas em seu inconsciente. Quando a pessoa se predispõe a olhar para dentro de si, de forma profunda, aí sim a “mágica” da libertação começa a acontecer. 

É possível ter uma visão muito mais ampla daquilo que realmente pode ser o empecilho para que a sua vida vá pra frente. Acredite: não existe maneira mais assertiva do que compreender, entender e ressignificar suas percepções sobre si e sobre o mundo ao redor. 

Então, toda vez que  se perguntar “como resolver meus problemas” lembre-se: basta se permitir ter o conhecimento sobre si e de pedaços ocultos da sua história. 

E caso tenha interesse em começar a sua jornada – real – de cura e solução de problemas, te convido a participar do Workshop Online MIRE – Método Integrativo de Reconexão do EU. Ele permite:

  • Um processo terapêutico personalizado;
  • Encontrar qual parte de todo o seu Eu precisa de atenção;
  • Ter o suporte e a disponibilidade do grupo;
  • Entrar em contato com as suas emoções mais profundas de forma segura;
  • Direcionamento assertivo para seus próximos passos dentro do processo terapêutico;
  • Um ambiente online de acolhimento, sem julgamentos, permitindo tocar nas partes fragmentadas com muita sutileza e respeito, levando em consideração o ser único que cada um é.

O autoconhecimento pode ser a chave
para a superação dos seus desafios. 

O que achou do conteúdo?

Deixe o seu comentário aqui

4 Respostas para “Como resolver meus problemas? Por que é tão difícil lidar com algumas questões?”

  1. Celso Santos disse:

    Bastante interessante este material
    Mas ainda não consegui identificar o porquê da diferença em se trabalhar com o seu método MIRE como resposta para a solução de problemas pessoais e emocionais.

  2. Adriana disse:

    Estou na caminhada do auto conhecimento ja algum tempo.
    Percebi que há um ciclo repetitivo em minha minha. Tenho muitos problemas financeiros.
    Ha época que está indo tudo bem, mas logo passa e volta o aperto financeuro novamente.
    Creio ser alguma crença mas não consigo identificá-la.

  3. Marcelo amorim disse:

    Creio que auto conhecimento de traumas do passado é só teoria na prática ,da uma seção de alívio , porque vivemos o que está ao nosso ambiente , quando me confronto com a real situação travo , circulo virtuoso de medo angustia vergonha submissão continua ,na prática ,preciso de algo que seja maior que o meu eu , para me puxar da obscuridade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados

Diferença entre sentimento e emoção: você consegue distinguir?

Quando falamos de sentimentos e emoções, costumamos colocá-los em um só lugar. Porém há mais diferença entre sentimento e emoção do que se imagina. Você consegue distinguir? Muitas pessoas não sabem disso e acham que é tudo uma coisa só. Essa falta de informação faz com que o emaranhado de emoções e sentimentos, leve você […]

Leia Mais >

O amor cura tudo? Sozinho é capaz de curar as feridas do coração?

Você acredita que o amor cura tudo? Resolvi falar sobre isso no artigo de hoje por uma razão muito simples. Uma das participantes das minhas aulas trouxe um questionamento muito semelhante. Refletindo sobre isso, percebi que assim como ela tinha essa dúvida, muitas pessoas também poderiam ter.  A pergunta dela direcionada a mim foi: “Ao […]

Leia Mais >

Cura emocional: o processo terapêutico pode ser o “remédio” ou o veneno

Quantas vezes você já ouviu alguém dizer que fez terapia e acabou se frustrando? Que não funcionou, o terapeuta não era bom, ou não gostou? Existem diversos relatos negativos relacionados à busca pela cura emocional. Mas qual o motivo de isso ser algo frequente?  Por que algumas pessoas parecem se beneficiar e outras, aparentemente, não […]

Leia Mais >

Veja todos os posts

arrow_forward