Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Terapias integrativas: sete coisas que você precisa saber!

Terapias integrativas: sete coisas que você precisa saber!

16/12/2019

 

“Fazer terapia” atualmente pode ser um processo com diversas faces. Você já ouviu falar em terapias integrativas? Te conto tudo o que você precisa saber!

O processo terapêutico é um importante aliado na busca por maturidade emocional e no acolhimento de pessoas com divergências psíquicas.

O avanço da psicologia, da ciência e da medicina abriu portas para abordagens não convencionais que aliam práticas de integração, autoconhecimento e acesso ao inconsciente. Neste post, abordaremos sete coisas que você precisa saber sobre terapias integrativas e por que estas terapias podem ser a chave para o fortalecimento da sua saúde.

1. Terapias integrativas transformam todas as áreas da sua vida

Trabalhar a saúde emocional é um investimento que escoa para todas as áreas da vida: pessoal, profissional, intelectual, emocional, física, relacionamentos, etc. Isto acontece porque, ao acessar seu interior e escutar seu inconsciente, você caminha rumo à transformação e aprende a lidar com os problemas de maneiras eficientes e que mais se adequam às suas necessidades, limitações e pontos fortes.

As terapias integrativas focam na resolução de problemas emocionais, cura de traumas e estresses pós-traumáticos e reorganização de crenças limitantes. Uma vez que suas necessidades são identificadas, o próximo passo é determinar qual método terapêutico é o mais adequado para promover a libertação emocional. Quando você liberta suas emoções, aprende a lidar com elas, o que te torna mais.

O resultado, portanto, é uma vida mais leve, centrada e recheada de realizações.

2. É possível curar sua espiritualidade sem envolver religião

O espírito é muito maior que qualquer religião – e curá-lo não necessariamente envolve acessar aspectos religiosos.

Curar o espírito significa entrar em contato com o psicológico e o emocional para solucionar questões que te atormentam. Este processo é focado na conexão entre humano e divino, e esta conexão vai muito além da concepção religiosa do que são divindades.

Há muitas pessoas que frequentam templos religiosos e estão totalmente desconectadas da vida espiritual; naturalmente, há quem não esteja ligado a nenhum tipo de religião e tem a espiritualidade avançada. É uma questão de entrar em contato consigo mesmo, encontrar paz e permitir que o espírito se torne leve – sem obrigações e sem compromissos que não sejam com a própria felicidade.

3. Conhecer sua verdade te torna mais produtivo

Um dos principais objetivos das terapias integrativas é fazer com que você se conheça profundamente e, através do autoconhecimento, tenha autonomia para gerenciar crises internas, equilibrar emoções, curar traumas e melhorar seus relacionamentos.

O resultado de tudo isso é  da autossabotagem, que costuma ser um dos primeiros efeitos do desequilíbrio emocional. Uma vez que a autossabotagem acaba, sua autoconfiança vai lá em cima, seu tempo é otimizado e sua produtividade aumenta. Além de uma vida mais tranquila, ela será mais proveitosa.

4. O autoconhecimento melhora relacionamentos familiares

A fluidez e positividade dos relacionamentos, sejam de qualquer ordem, dependem das partes envolvidas. Quando uma das partes não está bem consigo mesma, os relacionamentos são automaticamente afetados – e os desdobramentos podem ser extremamente negativos, especialmente em se tratando de família, já que, normalmente, são com os familiares que mantemos relações próximas e intensas.

Através de técnicas avançadas que promovem o autoconhecimento, as terapias integrativas oferecem estratégias que permitem controle emocional e ferramentas para melhorar a qualidade dos relacionamentos. O autoconhecimento nos torna mais pacientes e dispostos ao diálogo, faz com que tenhamos mais empatia pelos que estão ao nosso redor e com que prezemos pelos relacionamentos que nos trazem coisas positivas.

5. Verdades ocultas podem ser a chave para o caminho da transformação

Acessar seu inconsciente significa abrir a porta para verdades ocultas que podem transformar sua vida no que você deseja que ela seja. Muitas vezes procuramos respostas externas para problemas internos e não nos damos conta de que estas respostas estão dentro de nós.

As terapias integrativas facilitam o acesso ao inconsciente através da melhora do funcionamento do consciente. Na prática, isso significa dar espaço ao silêncio, à aceitação, aos sonhos e à sabedoria natural que cada um possui dentro de si.

Fortalecer o que você já sabe sobre suas emoções pode te levar a descobrir coisas que estão guardadas lá no fundo. As profundezas do ser único que você é são o caminho mais assertivo para te transformar no que você deseja ser.

6. Você tem o controle sobre o funcionamento do seu cérebro

Seus padrões emocionais e de comportamento são uma construção do seu cérebro. Transformá-los, ainda que desafiador, é totalmente possível. É preciso se observar, entender os mecanismos e gatilhos que despertam determinadas emoções, dar tempo ao tempo e, com aceitação e por meio do autoconhecimento, reprogramar determinadas sensações.

Este processo tem tudo a ver com o inconsciente, já que tem tudo a ver com transformações. Terapias integrativas permitem que você entre deixe aflorar seu lado espontâneo, sem medo de julgamentos e tentando fazer com que o coração e a mente andem no mesmo compasso.

7. Autoestima e autoconfiança dependem da sua relação consigo mesmo

Esta é uma verdade que muitas pessoas custam a internalizar – e as terapias integrativas ajudam muito no processo. Muitas vezes procuramos validações externas, ou seja, queremos que as pessoas nos enxerguem e compreendam de determinada maneira. Se isso não acontece, começamos a duvidar de nós mesmos, a questionar nossas habilidades e capacidades.

As terapias integrativas são focadas na relação de cada um com sua essência mais profunda. Fortalecê-la significa conhecer a si mesmo, entender as próprias limitações e áreas de destaque positivo. A partir daí, criamos artefatos para lidar com possíveis reprovações externas porque conhecemos nossa própria verdade e sabemos que ela é à prova das opiniões alheias.

Uau! Gostei. Quero me conhecer melhor. E agora?

Através do Núcleo Terapêutico Sinapse, promovo diversos – inclusive gratuitos! – cursos focados no autoconhecimento, na cura e no aprofundamento do contato com o inconsciente.

Você pode me acompanhar no Facebook e no Instagram e conferir meus vídeos no YouTube. Além disso, o blog é recheado de conteúdos para quem quer aprender ainda mais sobre nossas áreas de atuação.

Para entrar em contato comigo, mande uma mensagem no WhatsApp: (11) 9.9857-4132.

O que achou do conteúdo?

Deixe o seu comentário aqui

Uma responsta para “Terapias integrativas: sete coisas que você precisa saber!”

  1. José Carlos da Silva disse:

    Todos os dias vejo os vídeos do canal Sinapse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados

20 – O Choque da Anestesia no Nascimento

Introdução O nascimento como evento formador Desde meados do século XX – e até mesmo antes disso – pensadores da psicologia e da obstetrícia começaram a levantar questões fundamentais sobre o impacto do nascimento na vida emocional e comportamental do ser humano. Inicialmente, o próprio Sigmund Freud cogitou, ainda que brevemente, a importância do nascimento […]

Leia Mais >

17 – “Eu não pedi para nascer”: Como experiências prévias ao nascimento influenciam sua vida

Você já disse — ou ouviu alguém dizer — a frase: “Eu não pedi para nascer”? Embora soe como uma reação momentânea de dor ou revolta, essa frase pode esconder algo muito mais profundo do que parece à primeira vista. Se, na sua vida adulta, você enfrenta dificuldades para prosperar, manter relacionamentos saudáveis ou carrega […]

Leia Mais >

12 – O impacto profundo do período Pré-Perinatal em nossas crenças e projetos de vida

Quando falamos sobre os desafios da vida e a dificuldade de concretizar grandes projetos, é comum pensarmos em fatores como falta de tempo, recursos, apoio ou habilidade. No entanto, raramente consideramos o impacto profundo dos eventos que aconteceram antes mesmo do nosso nascimento. Ainda que pareça distante, esse período inicial da existência pode influenciar diretamente […]

Leia Mais >

Veja todos os posts

arrow_forward