Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Terapias integrativas: sete coisas que você precisa saber!

Terapias integrativas: sete coisas que você precisa saber!

16/12/2019

 

“Fazer terapia” atualmente pode ser um processo com diversas faces. Você já ouviu falar em terapias integrativas? Te conto tudo o que você precisa saber!

O processo terapêutico é um importante aliado na busca por maturidade emocional e no acolhimento de pessoas com divergências psíquicas.

O avanço da psicologia, da ciência e da medicina abriu portas para abordagens não convencionais que aliam práticas de integração, autoconhecimento e acesso ao inconsciente. Neste post, abordaremos sete coisas que você precisa saber sobre terapias integrativas e por que estas terapias podem ser a chave para o fortalecimento da sua saúde.

1. Terapias integrativas transformam todas as áreas da sua vida

Trabalhar a saúde emocional é um investimento que escoa para todas as áreas da vida: pessoal, profissional, intelectual, emocional, física, relacionamentos, etc. Isto acontece porque, ao acessar seu interior e escutar seu inconsciente, você caminha rumo à transformação e aprende a lidar com os problemas de maneiras eficientes e que mais se adequam às suas necessidades, limitações e pontos fortes.

As terapias integrativas focam na resolução de problemas emocionais, cura de traumas e estresses pós-traumáticos e reorganização de crenças limitantes. Uma vez que suas necessidades são identificadas, o próximo passo é determinar qual método terapêutico é o mais adequado para promover a libertação emocional. Quando você liberta suas emoções, aprende a lidar com elas, o que te torna mais.

O resultado, portanto, é uma vida mais leve, centrada e recheada de realizações.

2. É possível curar sua espiritualidade sem envolver religião

O espírito é muito maior que qualquer religião – e curá-lo não necessariamente envolve acessar aspectos religiosos.

Curar o espírito significa entrar em contato com o psicológico e o emocional para solucionar questões que te atormentam. Este processo é focado na conexão entre humano e divino, e esta conexão vai muito além da concepção religiosa do que são divindades.

Há muitas pessoas que frequentam templos religiosos e estão totalmente desconectadas da vida espiritual; naturalmente, há quem não esteja ligado a nenhum tipo de religião e tem a espiritualidade avançada. É uma questão de entrar em contato consigo mesmo, encontrar paz e permitir que o espírito se torne leve – sem obrigações e sem compromissos que não sejam com a própria felicidade.

3. Conhecer sua verdade te torna mais produtivo

Um dos principais objetivos das terapias integrativas é fazer com que você se conheça profundamente e, através do autoconhecimento, tenha autonomia para gerenciar crises internas, equilibrar emoções, curar traumas e melhorar seus relacionamentos.

O resultado de tudo isso é  da autossabotagem, que costuma ser um dos primeiros efeitos do desequilíbrio emocional. Uma vez que a autossabotagem acaba, sua autoconfiança vai lá em cima, seu tempo é otimizado e sua produtividade aumenta. Além de uma vida mais tranquila, ela será mais proveitosa.

4. O autoconhecimento melhora relacionamentos familiares

A fluidez e positividade dos relacionamentos, sejam de qualquer ordem, dependem das partes envolvidas. Quando uma das partes não está bem consigo mesma, os relacionamentos são automaticamente afetados – e os desdobramentos podem ser extremamente negativos, especialmente em se tratando de família, já que, normalmente, são com os familiares que mantemos relações próximas e intensas.

Através de técnicas avançadas que promovem o autoconhecimento, as terapias integrativas oferecem estratégias que permitem controle emocional e ferramentas para melhorar a qualidade dos relacionamentos. O autoconhecimento nos torna mais pacientes e dispostos ao diálogo, faz com que tenhamos mais empatia pelos que estão ao nosso redor e com que prezemos pelos relacionamentos que nos trazem coisas positivas.

5. Verdades ocultas podem ser a chave para o caminho da transformação

Acessar seu inconsciente significa abrir a porta para verdades ocultas que podem transformar sua vida no que você deseja que ela seja. Muitas vezes procuramos respostas externas para problemas internos e não nos damos conta de que estas respostas estão dentro de nós.

As terapias integrativas facilitam o acesso ao inconsciente através da melhora do funcionamento do consciente. Na prática, isso significa dar espaço ao silêncio, à aceitação, aos sonhos e à sabedoria natural que cada um possui dentro de si.

Fortalecer o que você já sabe sobre suas emoções pode te levar a descobrir coisas que estão guardadas lá no fundo. As profundezas do ser único que você é são o caminho mais assertivo para te transformar no que você deseja ser.

6. Você tem o controle sobre o funcionamento do seu cérebro

Seus padrões emocionais e de comportamento são uma construção do seu cérebro. Transformá-los, ainda que desafiador, é totalmente possível. É preciso se observar, entender os mecanismos e gatilhos que despertam determinadas emoções, dar tempo ao tempo e, com aceitação e por meio do autoconhecimento, reprogramar determinadas sensações.

Este processo tem tudo a ver com o inconsciente, já que tem tudo a ver com transformações. Terapias integrativas permitem que você entre deixe aflorar seu lado espontâneo, sem medo de julgamentos e tentando fazer com que o coração e a mente andem no mesmo compasso.

7. Autoestima e autoconfiança dependem da sua relação consigo mesmo

Esta é uma verdade que muitas pessoas custam a internalizar – e as terapias integrativas ajudam muito no processo. Muitas vezes procuramos validações externas, ou seja, queremos que as pessoas nos enxerguem e compreendam de determinada maneira. Se isso não acontece, começamos a duvidar de nós mesmos, a questionar nossas habilidades e capacidades.

As terapias integrativas são focadas na relação de cada um com sua essência mais profunda. Fortalecê-la significa conhecer a si mesmo, entender as próprias limitações e áreas de destaque positivo. A partir daí, criamos artefatos para lidar com possíveis reprovações externas porque conhecemos nossa própria verdade e sabemos que ela é à prova das opiniões alheias.

Uau! Gostei. Quero me conhecer melhor. E agora?

Através do Núcleo Terapêutico Sinapse, promovo diversos – inclusive gratuitos! – cursos focados no autoconhecimento, na cura e no aprofundamento do contato com o inconsciente.

Você pode me acompanhar no Facebook e no Instagram e conferir meus vídeos no YouTube. Além disso, o blog é recheado de conteúdos para quem quer aprender ainda mais sobre nossas áreas de atuação.

Para entrar em contato comigo, mande uma mensagem no WhatsApp: (11) 9.9857-4132.

Loading

O que achou do conteúdo?

Deixe o seu comentário aqui

Uma responsta para “Terapias integrativas: sete coisas que você precisa saber!”

  1. José Carlos da Silva disse:

    Todos os dias vejo os vídeos do canal Sinapse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados

A Influência dos Traumas Precoces na Felicidade

“Quantas vezes você já se perguntou por que não consegue simplesmente ser feliz… mesmo quando tudo parece bem?” Certa vez, trabalhei com uma mulher que dizia sentir um bloqueio profundo quando se aproximava da alegria. Ela relatava que, sempre que algo bom acontecia, uma sensação de medo surgia logo em seguida — como se a […]

Leia Mais >

5 Coisas que Impedem a Conexão com a Mãe

Você já sentiu que, por mais que tente agradar sua mãe, nunca é o suficiente? Ou que existe um distanciamento emocional entre vocês, como se algo invisível bloqueasse a conexão? Ao longo dos anos, acompanhei muitos clientes com esse mesmo sentimento. Alguns querem, de verdade, sentir amor pela mãe… mas carregam uma raiva inexplicável dentro […]

Leia Mais >

Sobrevivi, Mas Não Me Curei: O Corpo que Ainda Espera Alívio

Nem tudo que parece leve deixa de ser trauma: quando o corpo carrega o que a mente esqueceu Introdução – Sobrevivi Muita gente acha que trauma é só aquilo que quase nos destruiu. Um acidente grave. Uma tragédia. Um abuso. Algo que nos impede de continuar. Mas a realidade clínica — e pessoal — revela […]

Leia Mais >

Veja todos os posts

arrow_forward