Terapia de regressão: conheça 7 mitos sobre ela
21/12/2020
A terapia de regressão é uma prática muito utilizada para o tratamento de traumas e diversas outras situações emocionais que podem causar algum tipo de influência negativa na vida das pessoas. Traumas, insucesso, problemas de relacionamentos, enfim. Os mais diferentes tipos de problemas podem ter sido ocasionados por alguma experiência decorrente de acontecimentos dos quais não é possível se lembrar de forma consciente. Mas além disso, as regressões também podem ser feitas para acessar memórias positivas, as quais também colaboram com o processo terapêutico.
No entanto, essa abordagem é rodeada de mitos. O que inclusive pode impedir que as pessoas não passem por essa vivência – incrível – e libertadora. Por isso eu trouxe os 7 mitos mais recorrentes sobre a terapia de regressão. Confira abaixo:
1 A pessoa fica inconsciente durante o processo
Esse sem dúvida alguma é o maior mito de todos e o que mais as pessoas pensam ser verdade. Não, ninguém fica inconsciente durante a terapia de regressão, ao contrário: é preciso estar muito consciente para acessar as informações importantes.
Quando você faz uma regressão, acessa material inconsciente e traz para a consciência. O que pode acontecer em alguns casos é uma amnésia parcial ou momentânea sobre o que foi acessado. Isso ocorre por conta das dinâmicas inconscientes que tentam proteger as pessoas dessas memórias, que muitas vezes são negativas. Até mesmo porque não faria sentido algum buscar por informações tão importantes se você não estiver consciente para poder elaborá-las.
2 Ficar preso na memória
Não tem como ficar preso em uma memória, pois não é possível ficar “lá atrás”. Isso também não quer dizer que seja indicado fazer essas regressões a todo momento e de forma descontrolada. Ao invés de ficar preso nessas memórias, o que pode acontecer é uma retraumatização se o processo for mal conduzido. E isso ocorre pelo fato de que essas memórias podem ficar “martelando” em sua cabeça. Contudo, se elas forem bem elaboradas e se a terapia de regressão estiver sendo acompanhada por um profissional experiente, você dificilmente será perturbado por essas lembranças.
3 Regressão tem cunho religioso
Muitas pessoas atrelam essa abordagem a algum tipo de religião, mas isso não tem nada a ver. Essa ligação pode ocorrer pelo fato de que, erroneamente, se pensa que regressão é voltar a vidas passadas. No entanto, na verdade essa técnica é apenas uma maneira de acessar memórias armazenadas nas profundezas do nosso ser. E independentemente da religiosidade de cada um, todos podem acessar essas informações implícitas que vivem dentro de nós.
4 Todas as pessoas veem imagens e ouvem sons
Nem todas. Pois esse processo é algo único e pessoal em que cada um experimenta uma vivência diferente. Alguns podem ver imagens, ouvir sons, sentir os cheiros e se lembrar emocionalmente daquela experiência muitas vezes esquecida. Essas memórias podem realmente ser muito vívidas. Mas cada um tem o seu processo, então é realmente algo muito particular.
E também vai depender do período regredido. No caso da terapia de regressão intrauterina, por exemplo, algumas pessoas primeiro sentem as emoções e depois veem imagens. O processo todo em si não é embasado em uma regra determinante. Para alguns, chegar ao transe é muito fácil, para outros é preciso treinamentos até que se chegue ao estágio necessário. E independentemente da maneira de acessar essas informações, os contextos vão sendo criados de acordo com as percepções de cada um. O mais importante de tudo é que você e o terapeuta estejam alinhados no mesmo propósito e utilizem essas informações da maneira correta.
5 A regressão serve apenas para acessar traumas e dores
Não é verdade, a terapia de regressão vai muito além disso. E novamente eu preciso dizer: depende de quem está conduzindo o processo. Saber qual a intenção da abordagem feita pelo profissional é fundamental. Saber exatamente onde se quer chegar é o que define tudo. O direcionamento que vai ser dado leva ao acesso somente de momentos difíceis ou também aos de alegria e tranquilidade. O que também pode ser muito interessante, pois as situações positivas potencializam ainda mais a busca pela cura, já que causam sensações boas e ajudam a caminhada a ficar mais leve.
6 Regressão é hipnose
Na verdade não chega a ser um mito se considerarmos que a terapia de regressão é uma ferramenta do processo hipnótico. É um fenômeno utilizado com o objetivo de contribuir para aprimorar ainda mais o contexto terapêutico. A busca pelo entendimento de algumas situações da sua vida é algo muito profundo e que demanda tempo. O tempo que você precisa para assimilar todas as informações acessadas.
7 A terapia de regressão vai te libertar de todos os seus problemas
Primeiro que a regressão sozinha não é uma terapia. Como eu disse, ela faz parte de um processo terapêutico. No entanto, se combinada com outras abordagens é utilizada com um propósito bem definido.
Quando alguém liga para a clínica e pergunta se eu trabalho com regressão, deixo claro que sim, mas que elas acontecem de forma induzida ou de forma espontânea dentro de um contexto.
E sabe por quê? Simplesmente pelo fato de ser algo muito profundo. Nem todas as pessoas estão preparadas para isso. Quando alguém acessa um trauma e o sistema não está preparado para lidar com essas informações, pode ser extremamente danoso. Afetos e emoções negativas são situações muito comuns e que vêm à tona com frequência.
Por isso o sistema precisa estar preparado para lidar com esse tipo de memória. Caso contrário, ao invés de ser algo que vai curar o seu problema, pode aguçar ainda mais essas coisas negativas que causam perturbações em você. No entanto, se a regressão é feita em momentos oportunos e específicos, aí sim pode ser uma ferramenta que vai ajudar a trilhar um caminho mais curto até a libertação dos seus problemas.
Se você tem interesse em entender de forma ainda mais aprofundada sobre a terapia de regressão e ir um pouco além, conheça o nosso curso online Explorando a Psicologia Pré e Perinatal. Você vai entender de forma muito mais dinâmica porque alguns sentimentos são tão difíceis de serem mudados e as consequências que este período deixou em sua vida.
Esclarecimento muito bom! O trabalho do Manoel e sua equipe sāo excelentes e profundos. O respeito e a honestidade sāo louváveis e nos deixa muito tranquilos. Vale a pena experimentar!
Meu sonho é fazer terapia ,regressão descobrir oque impacta minha vida sentimental é proficional
Amei saber realmente como é na VERDADE a terapia me tirou as dúvida
Vc sempre “agrega letras ao meu vocabulário!” ☺️
Muito bom, gosto de como coloca os textos, muito claro, simples assim! Obg por compartilhar. Gratidão…