Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

7 coisas que você pode modificar para recuperar um relacionamento desgastado

7 coisas que você pode modificar para recuperar um relacionamento desgastado

08/10/2020

Sabe aquele momento em que você começa a sentir que vive um relacionamento desgastado? Bem, isso não é nada incomum e pode acontecer pelos mais diversos motivos. Ruídos na comunicação, brigas por qualquer motivo, ciúmes excessivo, enfim. Essas situações aos poucos vão esfriando a relação e não saber como lidar com elas pode trazer à tona alguns padrões comportamentais nocivos que podem dificultar ainda mais o convívio. E quando não se chega a um entendimento ambos podem acabar infelizes. 

Entretanto, muitos casais se acomodam com a situação e não buscam maneiras de modificar esse cenário.  E quando falo em modificar, não necessariamente estou me referindo ao rompimento, pois antes de chegar a isso existem outras coisas que VOCÊ pode mudar para recuperar seu relacionamento.

Sim. VOCÊ. É claro que uma relação é feita de equilíbrio, em que cada um pode ceder um pouco. Mas antes de apontar apenas os defeitos do seu par é importante olhar para as suas próprias atitudes. 

Por isso, no artigo de hoje eu trouxe 7 coisas que você pode modificar em um relacionamento para trazer novamente a felicidade ao casal. Confira quais são a seguir!  

 

1 – Melhorar a comunicação

A maneira como vocês se comunicam é um dos fatores primordiais e muitas vezes é o principal motivador para um relacionamento desgastado. Nesse ponto eu vou citar o sincericídio, que nada tem a ver com a sinceridade.  

O sincericídio é como se fosse uma “verdade relativa”. Nesse caso  a pessoa costuma falar sem pensar e se preocupar com o que o outro sente ou deseja. As palavras são capazes de motivar ou destruir alguém. Quando proferidas sem cuidado podem inclusive afetar negativamente a vida da pessoa de quem as recebe. 

Porém, muitas vezes as pessoas não conseguem perceber o quanto isso pode ser nocivo. E aí é que entra a importância de saber comunicar-se. Um bom exemplo é se monitorar para não cometer esse tipo de atitude e se dispor a ouvir o que o outro tem a dizer. Caso não seja você quem tenha esses comportamentos explosivos, vale a pena dizer como você se sente. De forma clara e leve explique os motivos pelos quais você se incomoda com aquelas palavras e como lhe afetam negativamente. 

2 – Ter consciência de seus próprios gatilhos e não agir por impulso

Toda a nossa vida é regida por memórias. Essas, nem sempre são explícitas. Aliás, as mais profundas muitas vezes sequer são lembradas, mas são justamente as que mais impactam em nossas vidas. A maneira como essas emoções escondidas influenciam a nossas vidas servem de gatilhos que impulsionam nossas atitudes.    

Em muitas ocasiões a maneira como nos sentimos ou reagimos diante de determinadas situações, são reflexos dessas sensações escondidas e que nem sempre conseguimos acessar. Saber identificá-los pode fazer com que, ao invés de agir por impulso, você consiga demonstrar ao seu par o porquê determinadas atitudes te incomodam tanto.  

3 – Não exigir do outro mais que ele pode dar

Sim. Você não pode exigir que o outro te de mais do que ele pode. Por isso é fundamental estar ciente sobre o que a pessoa pode e está disposta a oferecer no relacionamento. 

Isso evita que você possa criar falsas expectativas quanto ao que seu parceiro (a) tenha a oferecer. E isso, é um prato cheio para frustrações e decepções. Sem contar que dependendo o teor do que você acreditava que iria receber no relacionamento pode acabar acentuando ainda mais as suas próprias feridas emocionais

É claro que não há problemas em criar expectativas, inclusive você deve fazer isso, o importante é que elas estejam alinhadas com a realidade. 

4 – Não projetar expectativas e idealizações na outra pessoa 

Algo que eu costumo ouvir muito em consultório é: “A pessoa que eu estou me relacionando tem potencial.” Mas, potencial para o que? Para se tornar aquilo que a pessoa acredita ser o ideal, para se encaixar em uma idealização de par perfeito. E será que isso é respeitar a outra pessoa? 

Todos gostamos de ter nossas particularidades respeitadas. E a partir do momento que você acredita que a pessoa possa se enquadrar em suas expectativas, você não está tendo respeito por como ela é em essência. Logo, você precisa mudar o seu pensamento em relação a isso e aceitar a pessoa como ela é. Ou talvez essa não seja a pessoa por quem você estava procurando, não é mesmo? 

CURSO LEI DA ATRAÇÃO + AUTO-HIPNOSE: CONQUISTE tudo aquilo que você QUER

5 – Ter a consciência de que você não pode mudar o outro 

Isso mesmo! Você não pode mudar o outro e nem tem o direito de querer fazer isso se a pessoa não estiver disposta a alterar seus comportamentos. Afinal de contas, a busca pela autotransformação já não é simples, o que te faz acreditar que poderia mudar outra pessoa? 

Isso faz com que você gaste uma energia que poderia ser direcionada para olhar mais para dentro de si. E isso é que realmente pode fazer a diferença para ter um relacionamento maduro e saudável. 

6 – Só você tem a decisão de permanecer ou sair de um relacionamento desgastado

Uma pessoa de fora jamais poderá guiar a sua decisão de permanecer ou sair de um relacionamento desgastado. Somente VOCÊ pode encontrar essa resposta. Pois ninguém vive dentro da relação além de você e seu par. Sendo felizes, tristes, companheiros ou indiferentes. 

E somente você pode saber o quanto tempo ainda pode aguentar os conflitos, caso existam, e levar essa relação adiante. 

7 – O seu relacionamento consigo e com suas próprias emoções 

Eu acredito que esse seja o principal ponto de mudanças para cocriar relacionamentos saudáveis. Se você não estiver bem consigo e com suas emoções, nenhum dos outros pontos listados acima fará sentido. 

É preciso se conectar, se comprometer com o seu crescimento e estar disposto a modificar os seus padrões comportamentais. É claro todo o peso de um relacionamento não recai apenas sobre uma única pessoa. Existe 50% de responsabilidade de cada um dos envolvidos. Mas um pouco mais acima eu disse que ninguém é capaz de mudar ninguém, lembra? 

Porém, você pode buscar sua autotransformação e colaborar consigo. Não somente para melhorar o seu relacionamento desgastado, mas para aprimorar ainda mais a maneira como você se relaciona com o mundo, com você e com os seus sentimentos. 

Existem muitas emoções escondidas que podem impedir você de se conectar com sua essência, com seus sentimentos mais profundos e influenciar sua vida sem que você se dê conta. Seus padrões comportamentais, a maneira como você se posiciona e reage em determinadas situações. Tudo está relacionado com as suas emoções mais profundas e é por isso que é tão importante estar alinhado com seus sentimentos e consigo. 

Eu sei o quanto essa busca de reconexão pode ser difícil e por isso eu desenvolvi o Método Integrativo de Reconexão do Eu. Baseado em mais de 16 abordagens terapêuticas diferentes esse workshop online te permite ser tudo aquilo que você nasceu para ser. 

Então, vamos começar seu processo transformacional? 

Loading

O que achou do conteúdo?

Deixe o seu comentário aqui

3 Respostas para “7 coisas que você pode modificar para recuperar um relacionamento desgastado”

  1. Adilson camelo Lopes disse:

    Muito bom esse artigo, para podermos fazer uma reflexão do nosso próprio eu e procurar corrigimos, e melhorarmos como pessoas

  2. ERIKA PEREIRA SANTIAGO disse:

    Ótimo conteúdo

  3. Aline Terra disse:

    Lendo esse conteúdo, depois de uma briga calorosa e cheia de gatilhos que ne faz perde totalmente o equilíbrio emocional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados

Traumas intrauterinos já podem ser tratados

Traumas intrauterinos já podem ser tratados Especialista em Psicologia Pré e Perinatal abre vagas para experiência única e exclusiva no Brasil para tratar traumas intrauterinos. Por meio de regressões é possível acessar memórias do que vivemos na barriga de nossa mãe e transformar nossa vida hoje à partir dos padrões de comportamento desenvolvidos naquele período […]

Leia Mais >

Traumas da infância: conheça 5 situações que podem ter distanciado você de sua essência

Sabe aquele momento que você se pega pensando em quando foi que se perdeu de si? Geralmente quando esse sentimento vem à tona, instintivamente começamos a pensar em situações que aconteceram na nossa vida. A perda de um emprego, o fim de um relacionamento, o desentendimento com um amigo ou qualquer outro tipo de decepção. […]

Leia Mais >

Conheça 5 contextos que podem influenciar seus relacionamentos

Como anda a sua vida amorosa? Você consegue manter uma relação saudável ou parece que sempre algo de errado acontece e o amor se esvai? Se você se identifica com a situação de insucesso no amor, é importante saber que existem muitas coisas que estragam um relacionamento. E não estou falando aqui sobre as coisas […]

Leia Mais >

Veja todos os posts

arrow_forward