6 dicas simples que você pode fazer para ter uma melhor qualidade de vida
28/07/2014
Por Manoel A. Bissaco
Quebrando os Padrões Automáticos da Vida Moderna
Não é novidade para ninguém que o ritmo da vida moderna é acelerado. Vivemos uma rotina cheia de demandas, prazos e pressões. E, como resultado, acabamos nos sentindo sobrecarregados — física, emocional e mentalmente. Essa correria constante, aos poucos, desorganiza todo o nosso sistema.
A boa notícia é que, mesmo em meio ao caos, algumas atitudes simples ao longo do dia podem trazer mais equilíbrio e qualidade de vida.
O que a Neurociência nos Ensina?
Existe uma frase conhecida entre os americanos que diz:
“Neurons that fire together, wire together.”
Ou, em português: “Neurônios que disparam juntos, permanecem juntos”.
A frase, atribuída ao neuropsicólogo Donald Hebb, explica um princípio essencial:
Toda experiência que vivemos — especialmente aquelas carregadas de emoção — cria conexões no nosso cérebro. E quanto mais repetimos uma ação, mais forte essa ligação se torna.
Um exemplo clássico é o de um jogador de tênis:
Após repetir o mesmo movimento milhares de vezes, ele consegue executá-lo automaticamente, sem precisar pensar nos detalhes. Enquanto isso, alguém que nunca jogou, mesmo após várias tentativas, ainda precisará se esforçar para aprender.
Mas o Que Isso Tem a Ver com o Seu Dia a Dia?
Na prática, esses mesmos padrões se aplicam às nossas experiências diárias. Desde rotinas simples — como escovar os dentes ou segurar uma colher — até reações emocionais complexas, como a forma como:
-
Respondemos ao estresse,
-
Lidamos com frustrações,
-
Nos relacionamos com as pessoas ao redor.
Com o tempo, tudo isso se torna automático. Assim, sem perceber, nos tornamos reféns de padrões mentais e emocionais repetitivos, que muitas vezes são destrutivos.
Como Romper Esses Ciclos?
A seguir, compartilho uma medida simples e prática que pode te ajudar a interromper esses automatismos e trazer mais equilíbrio para seu dia.
1) Acalme a Mente
Durante o dia, reserve ao menos 5 minutos para desacelerar.
Coloque uma música suave (como as que recomendamos abaixo), feche os olhos e direcione sua atenção para a sua respiração. Sinta o ar entrando e saindo, sem julgar, sem tentar controlar. Apenas esteja presente.
Fazer isso regularmente pode gerar uma profunda sensação de calma, foco e bem-estar.
2) Observe seus pensamentos ao longo do dia
Observe seus pensamentos, especialmente quando estiver em situações como esperando no farol vermelho, no trabalho ou até assistindo à TV. Pergunte a si mesmo:
-
Como são esses pensamentos?
-
Eles são preocupações com o futuro ou com o passado?
-
São úteis ou prejudiciais?
Ao praticar a observação sem se apegar a eles, você começa a entender quais padrões automáticos dominam sua mente. E, com o tempo, será mais fácil identificar se esses pensamentos são saudáveis ou não.
3) Organize pequenas pausas durante o dia
Como sabemos, a concentração tem seus limites. Para evitar a sobrecarga mental, faça pequenas pausas ao longo do dia. Isso pode ser tão simples quanto mudar de atividade ou fazer algo prazeroso e diferente do que você estava fazendo.
Milton Erickson já dizia:
“Você já se deu um momento para cheirar as rosas hoje ou para perceber como os verdes de uma mesma árvore são diferentes?”
Esses pequenos momentos de pausa podem renovar suas energias e aumentar sua produtividade.
4) Defina suas metas para o dia seguinte
Antes de dormir, reserve um tempo para escrever suas metas mais importantes para o dia seguinte. Isso ajuda a sua mente a estabelecer prioridades, enquanto, enquanto você dorme, outras partes da sua mente podem começar a organizar as informações necessárias para a execução dessas tarefas.
5) Momentos de gratidão
Antes de dormir, escreva três coisas pelas quais você é grato em relação ao dia que passou. Isso pode incluir até as pequenas vitórias, como escovar os dentes pela manhã!
Pesquisas mostram que praticar a gratidão antes de dormir abre nosso coração para mais coisas boas e ajuda a regular o sistema nervoso autônomo, promovendo mais equilíbrio e bem-estar.
6) Mantenha um padrão regular de sono
O sono é fundamental para o nosso equilíbrio. A falta de sono pode desregular o funcionamento do nosso corpo, incluindo o metabolismo e o sistema endócrino. Com isso, podemos enfrentar problemas como ganho ou perda de peso excessivos, ou até desajustes no colesterol.
Ter um padrão regular de sono é uma verdadeira terapia para a mente e o corpo.
Essas ações, quando aplicadas de forma constante, podem ajudar a restabelecer o equilíbrio e a melhorar a qualidade de vida, mesmo nas rotinas mais agitadas.
Se quiser mais dicas ou quiser conversar sobre como implementar essas práticas no seu dia a dia, estou à disposição!
Muito bom! Parabéns pelo seu blog. E obrigada sempre pelas dicas! Ótima semana.
Muito bom o texto, e as músicas já estou ouvindo. Grato pelas dicas.
fico feliz que esteja gostando das dicas. Aguarde muitas novidades!!