Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

O que é Transtorno de Estresse Pós-Traumático e quais os sintomas?

O que é Transtorno de Estresse Pós-Traumático e quais os sintomas?

08/02/2021

Você sabe o que é Transtorno de Estresse Pós-Traumático? O TEPT, como também é chamado, atinge cerca de 45 milhões de pessoas em nosso país. Mas, muitas podem sofrer desse mal e sequer ter ciência sobre isso. 

Sabe aquela ansiedade que te acompanha e você não consegue controlar? Ou aquele dia que, do nada, você teve um ataque de pânico e ficou sem entender o motivo? Pois bem, esses podem ser indícios de que você sofreu algum episódio traumático em sua vida que deixou sequelas emocionais. “Impossível, Manoel, nunca passei por um trauma, eu me lembraria de algo tão marcante.”

Sim, provavelmente se lembraria. Provavelmente, o que não é uma certeza. Por mais que pareça estranho, existe uma grande probabilidade de algum acontecimento em sua vida ter sido traumático e você nem saber qual. Simplesmente porque você não lembra, já que pode ter ocorrido antes mesmo do seu nascimento. E se isso o que disse te confundiu um pouco, logo vai começar a entender melhor. Mas, talvez eu deva voltar um pouco. 

Vamos começar do início: o que é um trauma, para você? 

Para contextualizar, vamos começar falando sobre traumas. Um trauma, falando de forma mais objetiva, é um dano emocional que acontece como resultado de algum acontecimento. Porém, os episódios traumáticos causam danos reais e profundos. Suas marcas, direcionam os comportamentos, baseados em crenças sobre si, sobre o mundo, senso de segurança, espiritualidade e dignidade. Ou seja, moldam a maneira de viver, pensar e agir, de acordo com essas crenças. Aliás, crenças são aprendizados, nem sempre corretos, adquiridos por meio das experiências vividas. Sejam elas boas ou ruins. 

Acontece que a maioria das pessoas atrela um trauma a algo que tenha ocorrido explicitamente: um abuso, um assalto, a perda de um ente querido, enfim. Coisas que conseguem visualizar, lembrar. Mas não é exatamente assim. Muitos episódios traumáticos podem não ser tão explícitos. Pelo contrário. A maioria das pessoas têm traumas e não recordam do que os causou, não sabem identificar quais são. Afinal de contas, acontecimentos que uma pessoa passa enquanto é apenas um embrião, ainda durante a gestação, podem ocasionar danos emocionais muito profundos, a ponto de traumatizar. 

Quando isso ocorre, as memórias dessas experiências ficam armazenadas no inconsciente. Impregnadas, talvez, pois se fixam de tal maneira que são capazes de influenciar, sem que se perceba, toda a nossa vida ou por toda ela, caso nunca sejam trabalhadas. 

Trabalhadas, porque não é possível apagar ou eliminar essas memórias. É possível aprender a lidar e ressignificá-las, apenas. 

Caso tenha interesse em se aprofundar mais nesse tema, indico a leitura do artigo “O que é um trauma e qual a maneira de curá-lo

E o que é Transtorno de Estresse Pós-Traumático, afinal? 

Agora sim conseguirá entender melhor o que é Transtorno de Estresse Pós-Traumático, já que exploramos um pouco sobre o que pode ser um trauma. 

Sabe aquelas reações que citei na introdução e podem ser apontadas como indícios de TEPT? Na verdade, é como se fossem alertas de que algo não anda bem. Ainda mais: de que um gatilho foi acionado e fez você passar por aquelas sensações. O nosso sistema é muito mais “inteligente” do que você imagina. Quando alguém passa por um trauma que deixa marcas, essas memórias ficam armazenadas não para nos machucar, mas para nos proteger. 

Por exemplo: o sistema guardou uma informação de que determinada situação pode ser nociva e te ferir. Logo, qualquer ocasião que se assemelhe e represente um risco, como a vivida anteriormente, acende um alerta que visa te defender daquilo. E você reage, de forma impulsiva, para buscar uma proteção. Essa reação aparece em forma de sentimentos, emoções e comportamentos. Todos movidos com um só objetivo: te blindar de mais uma dor. 

Mas para que esse sinal seja emitido, é preciso que um gatilho seja acionado. De forma figurativa, é como “o despertar do dragão”, que nesse caso, é o seu trauma. E quanto maior o dragão, maior será o estrago que o seu despertar irá fazer e mais difícil será acalmá-lo novamente. 

O TEPT, então, é essa dificuldade que a pessoa tem de se recuperar após vivenciar algo que fere e coloca em risco a condição física ou emocional. E as reações advindas dele, podem se manifestar logo após o episódio traumatizante, dias, meses ou até mesmo anos depois do acontecido. 

E quais os sintomas do TEPT? 

Quando pensamos em dores emocionais, tudo é muito relativo. Cada pessoa é única, assim como os impactos deixados pelos traumas também. Muitas vezes, diferentes pessoas podem passar pelo mesmo dano emocional e o nível da ferida deixada também ser distinto. Não existe uma regra, mas, de um modo geral, os principais sintomas que podem indicar o TEPT são: 

  • Flashbacks indesejados: a todo o momento você tem flashbacks. Por exemplo: terminou um relacionamento e sempre, por mais que não queira, fica lembrando da pessoa, das situações negativas, e isso enche você de tristeza; 
  • Insônia prolongada: principalmente quando está estressado ou passando por momentos difíceis; 
  • Compulsões: sejam elas do tipo que forem, alimentares, por drogas, bebidas, sexo, jogo; 
  • Hipervigilância: sempre alerta e com a sensação de que precisa dar conta de tudo; 
  • Fobia social (cerca de 3% das pessoas são atingidas);
  • Pesadelos constantes e recorrentes;
  • Ansiedade;
  • Síndrome do pânico;
  • Depressão;
  • Alteração de humor;
  • Interesse diminuído nas atividades diárias; 
  • Desapego aos familiares e amigos; 
  • Dificuldade de concentração;
  • Sustos exagerados e recorrentes; 
  • Dissociação emocional; 
  • Dores crônicas sem explicação;
  • Vícios e tentativas de automedicação; 
  • Problemas digestivos crônicos; 
  • Sentimento de vingança; 
  • Dificuldade em confiar e manter relacionamentos;
  • Tentativas de machucar a si mesmo;
  • Tendência ao isolamento. 

Esses são os principais sintomas do TEPT, mas em hipótese alguma devem ser utilizados para um diagnóstico. É preciso consultar um especialista em traumas e avaliar de forma minuciosa e direcionada o seu caso. Mas, se você identificar mais de um desses sintomas presentes na sua vida, indicamos que não deixe de buscar por um profissional qualificado para que possa começar o seu processo de cura. Se quiser mais informações sobre o trabalho que eu realizo fale com a minha equipe. Juntos, podemos resolver muitos desses problemas.

Loading

O que achou do conteúdo?

Deixe o seu comentário aqui

4 Respostas para “O que é Transtorno de Estresse Pós-Traumático e quais os sintomas?”

  1. Rozangela Talini disse:

    Adorei o conteúdo, me identifiquei, não sei se estou sofrendo de TEPT mas tenho muitos desses sintomas.

  2. Marilda disse:

    Me identifiquei com vários desses sintomas.
    Gostei muito do artigo, muito esclarecedor.
    Obrigada

  3. Valdelino disse:

    Sua observação importa a muitos, mas no meu vê, o que você aponta como indicativo para possíveis resultados esperado, é tudo muito relativo e comum a todos, em dado momento da vida, seja por uma razão ou por outra.
    O difícil é encontrar quem que não tem o maior número destes indicativo, em algum momento de sua vida.
    Acredito que sim, que tudo é muito relativo.
    Bom dia.

  4. Maria disse:

    Olá! Me identifiquei com muitos dos sintomas! Tenho estado assim a mais de um Ano. Já fiz terapia não resolveu nada.. Obrigada Manoel Algusto… Será que estou com TEPT?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados

Diferença entre sentimento e emoção: você consegue distinguir?

Quando falamos de sentimentos e emoções, costumamos colocá-los em um só lugar. Porém há mais diferença entre sentimento e emoção do que se imagina. Você consegue distinguir? Muitas pessoas não sabem disso e acham que é tudo uma coisa só. Essa falta de informação faz com que o emaranhado de emoções e sentimentos, leve você […]

Leia Mais >

O amor cura tudo? Sozinho é capaz de curar as feridas do coração?

Você acredita que o amor cura tudo? Resolvi falar sobre isso no artigo de hoje por uma razão muito simples. Uma das participantes das minhas aulas trouxe um questionamento muito semelhante. Refletindo sobre isso, percebi que assim como ela tinha essa dúvida, muitas pessoas também poderiam ter.  A pergunta dela direcionada a mim foi: “Ao […]

Leia Mais >

Cura emocional: o processo terapêutico pode ser o “remédio” ou o veneno

Quantas vezes você já ouviu alguém dizer que fez terapia e acabou se frustrando? Que não funcionou, o terapeuta não era bom, ou não gostou? Existem diversos relatos negativos relacionados à busca pela cura emocional. Mas qual o motivo de isso ser algo frequente?  Por que algumas pessoas parecem se beneficiar e outras, aparentemente, não […]

Leia Mais >

Veja todos os posts

arrow_forward