Os traumas de ontem são os obstáculos de hoje

06/05/2020
Acredite ou não, temos mais facilidade de recordar vivências desagradáveis do que boas lembranças.
Todos nós temos uma série de experiências ruins vividas, elas fazem parte de vida, mas cabe a nós escolher o que levamos delas. Todas as pessoas possuem um certo tipo de trauma e a forma como lidamos com eles pode representar aprendizado ou obstáculo. Quer entender melhor? Acompanhe:
Porque tendemos a ter traumas?
Como falamos no artigo da semana passada, boa parte de nossos comportamentos e sentimentos atuais estão relacionados às nossas vivências e experiências na primeira infância. Isso ocorre porque dos 0 aos 7 anos estamos em processo de evolução cognitiva e o que aprendemos durante essa fase é repetido constantemente no decorrer de toda nossa vida.
Sabendo disso, o ideal seria que todos nós possuíssemos um ambiente totalmente pacífico e livre de conflitos durante nossa infância. Infelizmente isso é praticamente impossível de acontecer, principalmente porque estamos rodeados de seres humanos falhos e que falharão conosco, desde membros da nossa família até amigos ou parentes.
No dicionário, trauma é definido como uma experiência emocional extremamente desagradável que pode causar distúrbios psíquicos, isto é, uma vivência ruim que deixa marcas na forma como nos sentimos e pensamos. Mas você sabe porque tendemos a guardar esse tipo de informação?
O motivo pelo qual temos tendência de lembrar algo ruim que aconteceu é porque nosso cérebro se direciona a sobrevivência, faz parte da nossa biologia. Quando algo muito ruim acontece, nossa mente passa a lembrar daquilo para que de certa forma nos protejamos para que nunca mais ocorra.
Tudo isso acontece de forma involuntária, isto é, inconsciente. Infelizmente na maioria das vezes a forma que nossa mente encontra para se proteger destes traumas acaba sendo maléfica.
Não é só o presente, seu futuro também pode estar em risco
Para quem conscientemente vive com um trauma não é preciso dizer o quanto isso machuca e atrapalha, muitas vezes, o dia a dia. Mas mais do que o presente, a falta de resolução para traumas pode afetar todas as áreas do seu futuro, do pessoal ao profissional.
Se você não possui uma boa noção sobre quem é, ou seja, não tem autoconhecimento, isso acaba atrapalhando sua definição de metas e sonhos. Um trauma mal resolvido pode gerar grandes conflitos pessoais, do medo constante a tristeza profunda.
Boa parte disso vem do fato de que traumas mudam fisiologicamente nosso cérebro, não apenas emocionalmente. A falta de compreensão sobre as experiências que você teve durante toda a vida, boas e ruins, pode acabar gerando dores que alteram sua forma de conduta e até mesmo sua saúde!
Carregar um trauma pode ser o motivo pelo qual muitos de seus relacionamentos não deram certo, ou porque nunca conseguiu aquela sonhada promoção no trabalho ou porque sua imunidade parece estar sempre baixa. Eles são os grandes responsáveis pela maioria de nossos problemas atuais e nós nem nos damos conta disso.
A boa notícia é que eles não precisam ser! Existem diversas maneiras de tratar seus traumas, e diversas atitudes que você pode tomar para que sua vida seja muito mais leve e liberta. A escolha para passar pelo processo de autoconhecimento vem de você e na semana que vem irei te dar algumas dicas de como você pode fazer isso.
Quer colocar em prática algumas coisas já? Esse vídeo pode ajudar: Cure sua criança interior!
O que achou do conteúdo?
Deixe o seu comentário aqui