Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Como revisitar a infância ajuda minha vida adulta?

Como revisitar a infância ajuda minha vida adulta?

14/01/2020

A infância é um período de muitas descobertas e aprendizados. O cérebro de uma criança é capaz de absorver grande quantidade de informações e, como muitas delas são novidades, aquilo que é vivido causa marcas profundas e permanentes.

 

Assim como experiências positivas deixam lembranças que colocam um sorriso no rosto assim que vêm à mente, vivências traumáticas geram feridas de difícil cicatrização, das quais muitas vezes não chegamos a ter consciência. Independente o impacto, favorável ou não, fato é que as consequências do que foi vivido são levadas para a vida adulta e moldam diversos comportamentos e sentimentos. 

 

No caso dos sentimentos relacionados a traumas e choques, muitas vezes eles vêm acompanhados de uma normalização nada saudável. Como muitas vezes a criança ainda não tem recursos para diferenciar o que é certo do que é errado, os erros podem ser considerados o padrão. São situações bastante perigosas para a saúde emocional desta criança – e, consequentemente, do adulto que ela virá a ser. 

 

Ainda que voltar no tempo não seja possível, é importante escutar com atenção o que sua criança interior tem a dizer. Ela está dentro de você e, por mais que você não sinta de maneira explícita, te conduz e guia boa parte de suas ações e sensações. 

 

Vale ressaltar que nem sempre revisitar sua criança interior tem a ver com a infância propriamente dita, ou seja, com determinadas características consideradas infantis; ao contrário, revisitá-la quando adulto diz mais respeito a se conectar com a vitalidade, curiosidade, coragem e vontade de explorar e conhecer coisas novas.

 

São justamente esses fatores que possibilitam que as experiências negativas sejam ressignificadas, uma vez que não se pode voltar no tempo e revivê-las. Ressignificar, como a própria etimologia da palavra sugere, quer dizer dar um novo significado a alguma coisa. Reinterpretar seus traumas e choques de infância jogando sobre eles a maturidade que você adquiriu com o tempo pode trazer inúmeros benefícios: autoconhecimento, diminuição da autocrítica, transformação de crenças limitantes em motivação, amor próprio, etc.

 

Mas, afinal de contas, como se dá o processo de revisitação da infância? Bem, isso não diz respeito apenas a retomar lembranças que ficaram guardadas na sua consciência, mas muito mais a entrar em contato com as memórias inconscientes deste período. 

 

O inconsciente é onde ficam armazenadas suas recordações não apenas da infância, mas de toda a sua vida. Abrindo a porta do inconsciente você será capaz de entender como determinadas vivências foram absorvidas por você ainda na infância e, mais que isso, reabsorvê-las agora quando adulto. 

 

Existem diferentes métodos de acessar o inconsciente. Apenas um profissional capacitado pode avaliar qual o melhor para seu caso, te conduzir para dentro do seu inconsciente e te ajudar a encontrar o melhor destino para as informações encontradas ali.

 

No workshop Cure Sua Criança Interior, tenho a oportunidade de ajudar os participantes a encontrar respostas para seus problemas dentro da própria história. É uma jornada poderosa de transformação pessoal!

 

Entre em contato conosco pelo WhatsApp (11) 99857-4231 e reserve sua vaga para a próxima turma. Será um prazer conhecê-lo! 

 

Te espero lá!

 

Forte abraço,

Manoel Augusto Bissaco

 

O que achou do conteúdo?

Deixe o seu comentário aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados

ABRIL AZUL: DESAFIOS DO AUTISMO

Hoje, 2 de abril, é o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Instituído pela Organização das Nações Unidas – ONU, em 2007, a data visa ampliar o acesso à informação, reduzindo o preconceito contra as pessoas que apresentam o Transtorno do Espectro Autista – TEA. Nós convidamos Manoel Augusto Bissaco, terapeuta integrativo especializado no tratamento […]

Leia Mais >

A Importância da Preparação Pré e Perinatal

A Importância da Preparação Pré e Perinatal: A paternidade começa antes da concepção.   A jornada da paternidade é uma experiência que se desdobra bem antes do nascimento da criança, começando no momento em que os pais tomam a decisão de trilhar esse caminho. Este artigo destaca a importância da preparação pré e perinatal, enfatizando […]

Leia Mais >

A consciência Pré e Perinatal e a comunicação no útero

 A consciência Pré e Perinatal e a comunicação no útero Desvendando os mistérios da consciência no início da vida: O impacto das experiências Pré e Perinatais na formação da percepção do mundo Neste artigo, embarcaremos em uma jornada fascinante para explorar o campo da consciência no início da vida, concentrando-nos nas experiências pré e perinatais […]

Leia Mais >

Veja todos os posts

arrow_forward