Estilo de apego Ansioso / Ambivalente (Vínculos precoces, teoria de Bowlby)
03/11/2015
O estilo de apego ansioso ou ambivalente é o estilo mais comum encontrado no Brasil, mas claro que isto não pode ser generalizado, uma vez também que todos temos um pouquinho de cada estilo de apego.
No estilo de apego Ansioso Ambivalente exite uma dinâmica muito clara e explicita nos adultos que é a vontade de se vincular(conectar) e ao mesmo tempo o medo de perder, gerando muita ansiedade.
Isso se dá pois na fase mais precoce de vida, a disponibilidade dos pais para com os bebês não foi “consistente”, ou seja uma hora estavam disponíveis e em outra hora não, então o bebê não sabe o quanto o vínculo vai durar, e procura de todas as formas descobrir qual “Mágica” tem de fazer para conseguir o vínculo com os pais.
No adulto uma outra característica marcante do estilo de apego Ansioso/Ambivalente é que passam por cima de suas próprias necessidades para agradar os outros, no intuito de conseguir o vínculo, mas isso é inconsciente e consequentemente quando não são correspondidos gera muito ressentimento.
O que achou do conteúdo?
Deixe o seu comentário aqui