Blog

Por que é mais fácil se conectar ao que é Negativo? E como começar a mudar isso em sua vida.

Por Que é Mais Fácil Se Conectar Com o Negativo?

Esta é uma pergunta comum que costumo ouvir em minha prática clínica e também observo muito isso acontecer no cotidiano de meus clientes, e era algo que me incomodava muito em minha própria vida.

Realmente as raízes do por que é mais fácil se conectar com as coisas negativas, honestamente tem suas bases em mecanismos primitivos de sobrevivência em nosso cérebro.

Partes primitivas de nosso cérebro são ativadas para prestar atenção ao que é negativo, afim de armazenar aprendizados e preservar a sobrevivência. E existe uma parte específica que desempenha este papel que é a Amígdala do Hipocampo.

A Amígdala se localiza no cérebro límbico, também conhecido como cérebro mediano ou emocional, e tem a função de preservar nossa integridade física e emocional. Então a Amígdala funciona como um radar que vai escaneando ambientes, pessoas e situações, e comparando experiências com o Hipocampo (parte onde armazenamos memórias), e acabamos entrando num ciclo muitas vezes muito nocivo de apenas prestar atenção ao negativo, e de acordo com o histórico de cada pessoa, ou seja, caso alguém tenha tido uma primeira infância muito traumática, a proporção de focar no negativo aumenta ainda mais.

Porém a boa notícia é que podemos dar uma forcinha para nosso cérebro começar a se focar em experiências mais positivas e assim mudarmos não só a bioquímica de nosso cérebro, produzindo mais “hormônios do bem” como também criarmos caminhos neuronais mais positivos e estarmos mais próximos de nos sentirmos mais felizes.

Vem comigo neste vídeo que vou te explicar passo a passo como isso acontece e o que fazer para transformar a situação de continuar se conectando com o que é mais negativo.

1 comentário

0
  • ESMERALDA ESPERANÇA GARCIA SANCHEZ

    Muito interessante, adorei sua suas explicações. Mas requer muito estudo e foco para o efeito desejado, esta é a parte mais difícil. Mas um aprendizado muito útil e maravilhoso.

Deixar um comentário