Blog

Como a vida intra uterina IMPACTA a vida que você tem hoje (1° Trimestre)

Neste vídeo iremos explorar o por que é tão importante trabalhar no território Pré e Peri Natal. Que influências deste período trazemos para nossa vida e como podemos começar a transformar tudo isso em nós.

Iremos visitar as fases mais importantes do Primeiro Trimestre de gestação, bem como vou falar de alguns shocks e traumas que podem acontecer, neste período.

A gravidez é algo importante. É o ponto crucial que estimula todos os envolvidos desde pais a parentes a mudar, e com certeza, os nove meses gestacionais foi o período de maior impacto e de transformações que aconteceram sem iguais.
Todo feto possui a capacidade de transformar experiências em memórias e estes registros farão parte de sua bagagem inconsciente para o resto de sua vida e exercerão influência sobre a personalidade, sobre sua conduta e sobre seu comportamento.
A partir da Psicologia Pré e Peri Natal é possível afirmar que não é somente o corpo do feto que evolui durante a gravidez; a personalidade, a inteligência e os traumas também estão em desenvolvimento. É a experiência pré-natal que definirá os parâmetros que influenciarão o futuro do ser em crescimento, já que o feto compartilha com a mãe os sentimentos e humores desde o primeiro momento.
Não é incomum encontrar casos de traumas, fobias, medos, entre outras coisas, que são difíceis de obter uma respostas positivas com tratamentos. Por vezes, a raiz destas questões não está em experiências vivenciadas no agora, mas, sim em questões que foram registradas ainda dentro do útero da mãe.

Veja este exemplo. Se no útero materno, o feto recebe de sua mãe alguma forma de angústia no decorrer da 3° semana de gestação, período em que o sistema cardíaco está em sua fase crítica de desenvolvimento, a evolução futura e o funcionamento saudável do sistema cardiovascular podem ser impactados. O resultado poderá ser caracterizado como doenças cardiovasculares e outras complicações quando criança, jovem ou adulto. Já o resultado emocional pode ser evidenciado em forma de ansiedade, falta de conexão com o outro, medo de criar vínculos duradouros, entre outros sintomas.

nenhum comentário

1

Deixar um comentário